quinta-feira, 28 de abril de 2011

Já fizes-te um dominó? Já pensaste que a existência humana é tantas vezes assim? Passamos dias, semanas, meses, anos, a construir os nossos sonhos e, num breve instante, alguém tropeça neles e tudo se desfaz, numa sucessão de azares impossível de travar. E tudo se desmorona num ápice.
Quando o meu dominó começa a cair, junto-lhe mais peças na cauda e aproveito para limpar fantasmas na enxurrada. Ao menos sofro tudo de uma vez, condenso a frustração num par de dias e depois fico a enxaguar a tristeza até ela secar ao sol.
Então com muita calma, começo a montá-lo outra vez e, aos poucos, vejo-o a crescer sozinho, como se o embate que fez cair as peças tivesse poder de as levantar.
A esta capacidade rara de transformar problemas em soluções e encontrar novos caminhos em encruzilhadas já chamas-te persistência e sentido de justiça.
Sou e serei a mulher mais persistente que se cruzou no teu caminho, nunca conhecerás outra que acredite tanto na justiça dos seus sonhos e que, por isso mesmo, nunca desista deles.
Mas ninguém consegue construir uma ponte sozinho, nem carregar um piano, nem mudar uma casa, e por isso, aprendi algo mais difícil: aprendi a não fazer nada quando aquilo que mais quero e desejo não depende só de mim.


Margarida Rebelo Pinto


2 comentários:

  1. Gosto muito da Margarida Rebelo Pinto. Escreve tão bem e as coisas que escreve atingem-me com força...

    ResponderEliminar
  2. - sim, é verdade . se bem que eu prefiro pequenos excertos do que ela escreve do que propriamente os livros do início ao fim . mas ainda assim, adoro este excerto *-*

    ResponderEliminar